Foto: Educa Mais Brasil (Divulgação)
Cinquenta bolsas de estudo estão sendo ofertadas, na Alemanha, para jovens interessados em realizar pesquisas sobre questões mundiais. A bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil está com as inscrições abertas para a edição 2019/20 e aceita candidatos até o dia 15 de setembro.
A iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) é focada para pesquisadores do Brasil, China, Rússia, Índia e Estados Unidos e busca fortalecer os laços entre os países. O programa aceita profissionais, mas que tenham um ponto em comum: o potencial e experiência de liderança com projetos em diversas áreas, como política, administração pública, mídia, economia ou cultura.
O programa tem duração de um ano, com auxilio mensal entre 2.150 euros e 2.750 euros (cerca de R$ 12 mil) e cursos adicionais de alemão. No final, os bolsistas terão a chance de apresentarem seus projetos pessoalmente à chanceler alemã Angela Merkel.
Inscrições bolsa de estudo na Alemanha
As inscrições devem ser feitas pelo site da fundação. Os requisitos para participar são: ter formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão e uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa que pode ser um professor ou pesquisador ou também um ativista ou um profissional de destaque na sua área escolhida.
Esse mentor precisa ser da Alemanha, pois ele será quem vai ajudar no tópico que o candidato vai escolher pesquisar. Para isso, é indicado procurar auxílio na página do programa, que traz exemplos de mentores passados e o modelo de carta para entrar em contato.
Com o intuito de ajudar as pessoas que têm interesse na bolsa ofertada na Alemanha, serão realizados eventos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Recife para explicar como funcionam as etapas de seleção. Quem não puder comparecer pessoalmente pode conferir um webinar no dia 28 de junho, às 13h.
Confira as datas para inscrição: